Veja, abaixo, o roteiro e orientações para a elaboração do seu PPJ:
ROTEIRO
PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO PROFISSIONAL DE VIDA DO JOVEM
PPJ
– ETAPA PROJETO PRODUTIVO
Informações gerais:
·
Preferencialmente,
o projeto deve ser baseado em princípios agroecológicos e sustentabilidade de
produção;
·
Se
possível, deve envolver a família e ser desenvolvido na propriedade do aluno;
·
O
trabalho deve trazer inovações, aprimoramento ou adaptação de tecnologias
testadas em outras condições ou, ainda o desenvolvimento de novas tecnologias;
1 – Escolha do tema/
título/ atividade produtiva
·
O
tema deve ser ligado à realidade do jovem (aluno);
·
Deve
tratar de algo que o jovem tenha afinidade e interesse em continuar fazendo ao
concluir o curso;
·
Deve
ser um tema que tenha utilidade e possibilidade de continuidade;
·
Algumas
vezes, o nome dado ao projeto não deixa claro a sua finalidade e/ou não
demonstra relação direta com o tema. Exemplos: Asa Branca; Rosa de Maio; Jardim
do Eden; Tico-Tico da Amazônia. Nesses casos é preciso fazer um detalhamento ao
nome do projeto, por exemplo: Não me toque – Projeto de produção de polpas de
frutas agroecológicas.
·
Outras
vezes, o título já deixa claro a sua finalidade. Por exemplo: Hortaliças
agroecológicas.
Obs:
Após, a identificação do título, deve-se fazer a identificação, contendo:
a)
Nome
do Aluno:
b)
Nome
da Escola: ESCOLA COMUNITÁRIA CASA FAMILIAR RURAL DO LAGO GRANDE DO CURUAI
c)
Curso:
TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
d)
Ano:
2013
2 – Localização:
·
Informar
detalhadamente onde o projeto está localizado e sua área de abrangência.
Indicar o endereço, comunidade, município, relação e/ou distâncias com centros
urbanos (possíveis mercados), meios de transporte, vias de acesso, tempo de
viagem, pontos de referência. Em alguns casos é possível incluir um mapa de
localização do empreendimento/ projeto.
Exemplo:
Sitio Santa Júlia – Comunidade Paissandu, região do Lago Grande do Curuai,
Santarém – Pará...
3 – Resumo:
·
Trata-se
de uma apresentação, onde se deve dizer o que é o projeto, sua finalidade e
como ele será desenvolvido. O resumo é uma apresentação sintética do projeto,
para que o possível financiador compreenda a sua importância e o motive a
investir (patrocinar).
·
Contemple
o rumo de produção (avicultura, horticultura, sistemas agroflorestal, criação
de abelha etc.), o tipo de produtos e forma de vender, o tamanho do projeto
(expressada em área plantada, produção de ovos/frangos por mês, número de
caixas de abelhas etc.), sistema de produção.
4 – Diagnóstico:
·
Detalhar
como está a sua propriedade no momento em que se define o projeto, apresentando
as potencialidades (vantagens), os desafios (necessidades) e os recursos ou
materiais que já se tem para o início do empreendimento. Se se trata de uma
experiência produtiva já iniciada, deve-se destacar como essa atividade está
sendo desenvolvida e quem são as pessoas que colaboram, assim como se já há
algum início de comercialização, dizendo para onde e de que forma se faz esse
processo.
·
O
que você já está fazendo no rumo do projeto, por exemplo: quantas galinhas tem,
como elas são criadas, manejo de ração ou quantas árvores frutíferas tem, qual
o manejo delas, quantas pessoas estão envolvidas na atividade, quanto é a
produção, quais os principais problemas a serem enfrentados, e outros aspectos.
Incluir Mapas e croquis:
·
Croqui
de propriedade
·
Croqui
da área do projeto de vida incluindo plantio, instalações, igarapés, árvores
nativas etc. (o que corresponder em cada caso).
5 – Justificativa:
·
Deve-se
escrever neste item, o que motivou o aluno a desenvolver o trabalho (a razão, o
porquê);
·
A
justificativa deve ser escrita de forma objetiva, sem rodeios.
·
O
aluno deve dizer por que existe uma necessidade de se fazer esse projeto e,
apresentar sua fundamentação com o problema ou os problemas que serão
enfrentados/ mediados com a execução do projeto.
Exemplo: O presente projeto
justifica-se pela necessidade que se tem de produzir alimentos para a garantia
de segurança alimentar da família; para a aquisição/ geração de renda,
possibilitando acesso a outros bens e serviços, etc.
6 – Objetivos
·
O
que se deseja alcançar com esse projeto?
·
Os
objetivos devem estar ligados ao título e à necessidade do jovem;
·
Os
objetivos devem ser simples e fáceis de serem avaliados e quantificados
·
Podem
ser organizados em:
o
Objetivo
geral: apresenta o resultado final a que se quer chegar;
o
Objetivos
específicos: intermediários, dizem respeito às etapas e/ou às diversas áreas
específicas que o projeto abordará...
·
Exemplos:
o
Objetivo
Geral:
§ 1 –
Gerar renda para a família, através da implantação de hortas e comercialização
da produção no mercado local;
§ 2 –
Melhorar a qualidade de vida da família, obtendo renda com a comercialização de
ovos e galinha.
7 – Metas:
·
As
metas quantificam os objetivos; situam o trabalho e as ações no tempo; as metas
explicitam as etapas intermediárias, os passos que vão tomados até o alcance
dos objetivos e/ou resultados;
·
Para
cada objetivo pode-se ter uma ou mais metas; para cada meta pode existir mais
de uma ação ou atividade.
·
As metas podem ser formuladas em vários
níveis, uma meta pode também depender da outra. Neste caso deve haver uma
coerência entre as metas, por exemplo:
o
Meta1: vender 20 frangos no ponto de corte
por mês
o
Meta2: produzir 30 sacos de milho por ano
para alimentação das aves
o
Meta3: produzir 10 sacos de ração alternativa
(a base de mandioca) para alimentação das aves
o
Meta4: produzir outros complementos para uma
ração balanceada
o
Meta5:
reproduzir 25 pintos por mês
8 – Metodologia
·
Deve
responder a pergunta como fazer?
·
O
aluno deverá fazer uma descrição detalhada, passo a passo, de cada atividade
que será realizada para executar o projeto
·
Deve-se
relacionar todo o material a ser utilizado e a função de cada um deles, em
acordo com as ações.
·
A
metodologia deve descrever todos os procedimentos que serão tomados para a
concretização do projeto, desde a sua implantação até os estágios finais de
realização.
9 – Atividades a
serem desenvolvidas:
·
Breve
descrição da metodologia (forma como o projeto será executado) e incluir o
cronograma das atividades (distribuídas no período de execução do projeto);
·
Importante
fazer uma descrição detalhada do sistema produtivo; descrevendo os passos da produção para poder entender como
você chega ao produto final e como você garante a continuidade do
empreendimento.
Cronograma
de atividades
·
O
cronograma deve ser apresentado em forma de quadro, especificando cada
atividade em cada período/mês, do início ao fim do projeto, incluindo todas as
etapas de realização do projeto.
Mão de obra envolvida:
NOME
|
IDADE
|
CONHECIMENTO
TÉCNICO*
|
Disponibilidade
|
Aluno
|
15
|
pouco
|
Sim
|
Pai
|
43
|
nenhum
|
Sim
|
Mãe
|
35
|
nenhum
|
Sim
|
Outras
pessoas
|
|
|
|
|
|
|
|
* Categorias: nenhum, pouco, muito.
10 – Relação do
material necessário/ Orçamento
·
Neste
tópico, o aluno deverá relacionar todos os materiais, quantidades (kg, litro,
metro, etc.) e valores (em reais) de cada tipo de despesa do projeto. Deve-se
organizar o orçamento em forma de tabela, especificando detalhadamente todas as
despesas.
Material
|
Unidade
|
Quantidade
|
Valor Unitário
|
Valor Total
|
Origem
|
Disponibilidade
|
Palha
|
feixe
|
20
|
3,00
|
60,00
|
Propriedade
|
Sim
|
Prego
|
kg
|
3
|
7,50
|
22,50
|
Compra
|
Não
|
Comedouro
|
unidade
|
1
|
17,80
|
17,80
|
Projeto
CEAPAC
|
Sim
|
|
|
|
|
|
|
|
11 – Análise de
Viabilidade
·
Para
avaliar a viabilidade do seu empreendimento:
1.
Faça um levantamento detalhado sobre os principais eixos geradores de receita e
em seguida faça o mesmo segregando as despesas e os custos nas categorias:
fixos e variáveis;
2.
Tente projetar as informações do item anterior no horizonte de cinco anos.
Utilize uma boa e velha planilha de cálculos;
3.
Separe os investimentos necessários para a viabilização do projeto, pois estes
terão um lugar apropriado no modelo. O mesmo cuidado terá que ser adotado caso
exista a decisão de se financiar o projeto;
4.
Com estas informações construa um fluxo de caixa projetado para os cinco anos,
alocando corretamente cada conjunto de informações.
5.
Adote um enfoque conservador. Deixe o entusiasmo de lado e tente pensar como se
estivesse estudando um projeto alheio, para o qual foi convidado a aportar o
seu caro e suado dinheiro;
6.
Seja frio e saiba cortar na carne para ajustar os custos do projeto, ou mesmo
para abortá-lo;
7.
Adote a ótica de um investidor.
·
Avalie
as suas margens de lucro com o investimento e com a atividade em
desenvolvimento.
·
Identifique
as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que podem contribuir ou
dificultar o seu projeto e o sucesso dele.
12 –
Sustentabilidade:
·
Quais
os fatores que garantem a sustentabilidade do seu projeto? Mais do que ser viável, o projeto deve ter condições de
se “manter” com o resultado do seu movimento. O principal responsável pela
sustentabilidade do empreendimento é o dono, neste caso, você.
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