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Destaca e direciona os leitores para Artigos e outras informações relacionadas com a Pedagogia da Alternância, o funcionamento das CFR's e Educação do Campo.

Veja, abaixo, o roteiro e orientações para a elaboração do seu PPJ:

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO PROFISSIONAL DE VIDA DO JOVEM
PPJ – ETAPA PROJETO PRODUTIVO
Informações gerais:
·         Preferencialmente, o projeto deve ser baseado em princípios agroecológicos e sustentabilidade de produção;
·         Se possível, deve envolver a família e ser desenvolvido na propriedade do aluno;
·         O trabalho deve trazer inovações, aprimoramento ou adaptação de tecnologias testadas em outras condições ou, ainda o desenvolvimento de novas tecnologias;

1 – Escolha do tema/ título/ atividade produtiva
·         O tema deve ser ligado à realidade do jovem (aluno);
·         Deve tratar de algo que o jovem tenha afinidade e interesse em continuar fazendo ao concluir o curso;
·         Deve ser um tema que tenha utilidade e possibilidade de continuidade;
·         Algumas vezes, o nome dado ao projeto não deixa claro a sua finalidade e/ou não demonstra relação direta com o tema. Exemplos: Asa Branca; Rosa de Maio; Jardim do Eden; Tico-Tico da Amazônia. Nesses casos é preciso fazer um detalhamento ao nome do projeto, por exemplo: Não me toque – Projeto de produção de polpas de frutas agroecológicas.
·         Outras vezes, o título já deixa claro a sua finalidade. Por exemplo: Hortaliças agroecológicas.

Obs: Após, a identificação do título, deve-se fazer a identificação, contendo:
a)     Nome do Aluno:
b)    Nome da Escola: ESCOLA COMUNITÁRIA CASA FAMILIAR RURAL DO LAGO GRANDE DO CURUAI
c)     Curso: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
d)    Ano: 2013

2 – Localização:
·         Informar detalhadamente onde o projeto está localizado e sua área de abrangência. Indicar o endereço, comunidade, município, relação e/ou distâncias com centros urbanos (possíveis mercados), meios de transporte, vias de acesso, tempo de viagem, pontos de referência. Em alguns casos é possível incluir um mapa de localização do empreendimento/ projeto.
Exemplo: Sitio Santa Júlia – Comunidade Paissandu, região do Lago Grande do Curuai, Santarém – Pará...
3 – Resumo:
·         Trata-se de uma apresentação, onde se deve dizer o que é o projeto, sua finalidade e como ele será desenvolvido. O resumo é uma apresentação sintética do projeto, para que o possível financiador compreenda a sua importância e o motive a investir (patrocinar).
·         Contemple o rumo de produção (avicultura, horticultura, sistemas agroflorestal, criação de abelha etc.), o tipo de produtos e forma de vender, o tamanho do projeto (expressada em área plantada, produção de ovos/frangos por mês, número de caixas de abelhas etc.), sistema de produção.

4 – Diagnóstico:
·         Detalhar como está a sua propriedade no momento em que se define o projeto, apresentando as potencialidades (vantagens), os desafios (necessidades) e os recursos ou materiais que já se tem para o início do empreendimento. Se se trata de uma experiência produtiva já iniciada, deve-se destacar como essa atividade está sendo desenvolvida e quem são as pessoas que colaboram, assim como se já há algum início de comercialização, dizendo para onde e de que forma se faz esse processo.
·         O que você já está fazendo no rumo do projeto, por exemplo: quantas galinhas tem, como elas são criadas, manejo de ração ou quantas árvores frutíferas tem, qual o manejo delas, quantas pessoas estão envolvidas na atividade, quanto é a produção, quais os principais problemas a serem enfrentados, e outros aspectos.

Incluir Mapas e croquis:

·         Croqui de propriedade
·         Croqui da área do projeto de vida incluindo plantio, instalações, igarapés, árvores nativas etc. (o que corresponder em cada caso).

5 – Justificativa:
·         Deve-se escrever neste item, o que motivou o aluno a desenvolver o trabalho (a razão, o porquê);
·         A justificativa deve ser escrita de forma objetiva, sem rodeios.
·         O aluno deve dizer por que existe uma necessidade de se fazer esse projeto e, apresentar sua fundamentação com o problema ou os problemas que serão enfrentados/ mediados com a execução do projeto.
Exemplo: O presente projeto justifica-se pela necessidade que se tem de produzir alimentos para a garantia de segurança alimentar da família; para a aquisição/ geração de renda, possibilitando acesso a outros bens e serviços, etc.

6 – Objetivos
·         O que se deseja alcançar com esse projeto?
·         Os objetivos devem estar ligados ao título e à necessidade do jovem;
·         Os objetivos devem ser simples e fáceis de serem avaliados e quantificados
·         Podem ser organizados em:
o    Objetivo geral: apresenta o resultado final a que se quer chegar;
o    Objetivos específicos: intermediários, dizem respeito às etapas e/ou às diversas áreas específicas que o projeto abordará...
·         Exemplos:
o    Objetivo Geral:
§  1 – Gerar renda para a família, através da implantação de hortas e comercialização da produção no mercado local;
§  2 – Melhorar a qualidade de vida da família, obtendo renda com a comercialização de ovos e galinha.

7 – Metas:
·         As metas quantificam os objetivos; situam o trabalho e as ações no tempo; as metas explicitam as etapas intermediárias, os passos que vão tomados até o alcance dos objetivos e/ou resultados;
·         Para cada objetivo pode-se ter uma ou mais metas; para cada meta pode existir mais de uma ação ou atividade.
·         As metas podem ser formuladas em vários níveis, uma meta pode também depender da outra. Neste caso deve haver uma coerência entre as metas, por exemplo:
o    Meta1: vender 20 frangos no ponto de corte por mês
o    Meta2: produzir 30 sacos de milho por ano para alimentação das aves
o    Meta3: produzir 10 sacos de ração alternativa (a base de mandioca) para alimentação das aves
o    Meta4: produzir outros complementos para uma ração balanceada
o    Meta5: reproduzir 25 pintos por mês

8 – Metodologia
·         Deve responder a pergunta como fazer?
·         O aluno deverá fazer uma descrição detalhada, passo a passo, de cada atividade que será realizada para executar o projeto
·         Deve-se relacionar todo o material a ser utilizado e a função de cada um deles, em acordo com as ações.
·         A metodologia deve descrever todos os procedimentos que serão tomados para a concretização do projeto, desde a sua implantação até os estágios finais de realização.

9 – Atividades a serem desenvolvidas:
·         Breve descrição da metodologia (forma como o projeto será executado) e incluir o cronograma das atividades (distribuídas no período de execução do projeto);
·         Importante fazer uma descrição detalhada do sistema produtivo; descrevendo os  passos da produção para poder entender como você chega ao produto final e como você garante a continuidade do empreendimento.
Cronograma de atividades
·         O cronograma deve ser apresentado em forma de quadro, especificando cada atividade em cada período/mês, do início ao fim do projeto, incluindo todas as etapas de realização do projeto.

Mão de obra envolvida:

NOME
IDADE
CONHECIMENTO TÉCNICO*
Disponibilidade
Aluno
15
pouco
Sim
Pai
43
nenhum
Sim
Mãe
35
nenhum
Sim
Outras pessoas







* Categorias: nenhum, pouco, muito.
10 – Relação do material necessário/ Orçamento
·         Neste tópico, o aluno deverá relacionar todos os materiais, quantidades (kg, litro, metro, etc.) e valores (em reais) de cada tipo de despesa do projeto. Deve-se organizar o orçamento em forma de tabela, especificando detalhadamente todas as despesas.
Material
Unidade
Quantidade
Valor Unitário
Valor Total
Origem
Disponibilidade
Palha
feixe
20
3,00
60,00
Propriedade
Sim
Prego
kg
3
7,50
22,50
Compra
Não
Comedouro
unidade
1
17,80
17,80
Projeto CEAPAC
Sim








11 – Análise de Viabilidade
·         Para avaliar a viabilidade do seu empreendimento:
1. Faça um levantamento detalhado sobre os principais eixos geradores de receita e em seguida faça o mesmo segregando as despesas e os custos nas categorias: fixos e variáveis;
2. Tente projetar as informações do item anterior no horizonte de cinco anos. Utilize uma boa e velha planilha de cálculos;
3. Separe os investimentos necessários para a viabilização do projeto, pois estes terão um lugar apropriado no modelo. O mesmo cuidado terá que ser adotado caso exista a decisão de se financiar o projeto;
4. Com estas informações construa um fluxo de caixa projetado para os cinco anos, alocando corretamente cada conjunto de informações.
5. Adote um enfoque conservador. Deixe o entusiasmo de lado e tente pensar como se estivesse estudando um projeto alheio, para o qual foi convidado a aportar o seu caro e suado dinheiro;
6. Seja frio e saiba cortar na carne para ajustar os custos do projeto, ou mesmo para abortá-lo;
7. Adote a ótica de um investidor.
·         Avalie as suas margens de lucro com o investimento e com a atividade em desenvolvimento.
·         Identifique as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que podem contribuir ou dificultar o seu projeto e o sucesso dele.

12 – Sustentabilidade:

·         Quais os fatores que garantem a sustentabilidade do seu projeto? Mais do que ser viável, o projeto deve ter condições de se “manter” com o resultado do seu movimento. O principal responsável pela sustentabilidade do empreendimento é o dono, neste caso, você.

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