sábado, 21 de janeiro de 2012

Casa Familiar Rural do Lago Grande do Curuai

A Casa Familiar Rural do Lago Grande do Curuai - CFR-LG é uma iniciativa das famílias e organizações locais, que pretende interagir positivamente na formação integral (humana, escolar e profissional) de adolescentes, jovens e adultos, pautando-se em princípios sócio-políticos, culturais e ambientais importantes, como uma educação contextualizada, de qualidade, e que responda às necessidades básicas da população local.
Sua organização e constituição são frutos de um processo que inicia com o surgimento da Casa Familiar Rural de Santarém e se aprofunda com a proposta de desenvolvimento local para a região, a partir da qual se toma a iniciativa de concretização de uma unidade de ensino como esta para atender aos anseios das famílias locais, seja no aspecto da formação de seus filhos, seja como instrumento de apoio e valorização da produção familiar de base agroecológica
A CFR-LG atende adolescentes, jovens e adultos com a formação escolar do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, aos quais associa o desenvolvimento de temas profissionalizantes para a qualificação técnica voltada às necessidades das famílias e região.

Mais informações...

A Unidade de Formação-Casa Familiar Rural é uma instituição educativa, que visa oferecer aos jovens do campo uma formação integral adequada a sua realidade, que lhes permita atuar como profissionais no campo. O projeto é regido por uma associação de famílias através de um Conselho de Administração eleito em Assembléia Geral, que tem o objetivo de participar do processo educativo dos jovens e administrar o projeto.
A duração de um ciclo de atividades das Unidades de Formação-Casas Familiares Rurais é de três anos, com alternância em regime de internato. As CFR's funcionam através do método da alternância onde os jovens passam:
- Duas semanas na propriedade das famílias, no meio profissional-campo: nestas duas semanas, através da realização do plano de estudos, discute com a família a sua realidade, planeja soluções e realiza experiências na propriedade difundindo seus conhecimentos na comunidade.
- Uma semana, na Unidade de Formação-Casa Familiar Rural. Durante esta semana, os jovens colocam em
comum, com a ajuda dos monitores, os problemas levantados na realidade, buscam novos conhecimentos para compreender e explicar os fenômenos científicos. No decorrer dos cursos profissionais é realizado o estudo de fichas pedagógicas com conhecimento técnico integrado com uma formação geral (matemática, português, física, geografia, história, ciências etc.), e uma educação social e humana voltada para o trabalho comunitário.
Na região do Lago Grande do Curuai, a CFR funciona com a parceria de alguns atores importantes:
- O CEAPAC - organização não-governamental de assessoria técnica à produção familiar que disponibiliza seus técnicos e assessores pedagógicos para o suporte ao desenvolvimento das experiências produtivas;
- A PMS/SEMED (Secretaria Municipal de Educação e Desporto) - com a cessão de monitores para o desenvolvimento dos conteúdos escolares e o apoio à alimentação escolar e certificação do ensino;
- As associações locais - com o apoio logístico de funcionamento das capacitações.

Um comentário:

  1. Um pouco diferente da escola comum, a CFR oportuniza uma melhor relação do conteúdo escolar com a realidade dos educandos e suas famílias. Aliás, as CFR's surgem justamente para dar uma resposta mais consistente à necessidade de formação do homem do campo, contribuindo para a sua permanência na área rural com melhores condições de sobrevivência e interagindo de forma consciente com os recursos naturais.

    ResponderExcluir